Após as festividades que aconteceram no início do mês de julho, os moradores da Vila Gorete já planejam estratégias para fortalecer a produção de materiais de artesanato.
A comunidade de Vila Gorete está localizada à margem esquerda do Rio Arapiuns, no Município de Santarém do Pará, e conta hoje com mais de 1.500 famílias vivendo no local. A Vila foi fundada em 1940, para se chegar ao local, saindo de barco de Santarém, a viagem varia em média a 4 horas, e de lancha por volta de 2 horas.
“Estamos realizando reuniões para nós darmos o início do nosso trabalho, como a construção do redário, da lojinha para expor artesanato e por aqui como é um lugar apropriado para centro de turismo, esperamos receber o turismo, e mostrar aqui tudo que nós temos é tirado daqui mesmo, nosso trabalho, a culinária, os artesanatos, e já fazendo um convite: e no dia 7 de setembro será nosso próximo evento e teremos exposição de produtos artesanais, e apresentações das danças culturais.” Francinelma Fernandes Vieira, presidente da loja Artevig da comunidade Vila Gorete.
Rondinelis Dias destaca o empenho da comunidade na construção do centro de artesanato, que será um espaço para exposição de produtos produzidos pelos próprios moradores do local.
“É um projeto que vem se desenvolvendo para contribuir com a comunidade e atrair também os nossos turistas, assim contribui com o desenvolvimento da Vila. É um dos nossos atrativos que a gente está fazendo parceria aqui dentro da comunidade, associação e ArteVig. É para o bem da comunidade, esperamos que as pessoas venham visitar e ver o nosso trabalho de perto aqui dentro da comunidade. Destacou o presidente da Associação de Produtores Rurais da Vila Gorete- Amprovigo.
portaltrindadecosta
2024 © - Todos os direitos reservados