Ações ocorrerão em pontos estratégicos como aterro sanitário, orla de Santarém e feiras
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), atuando com as ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), iniciou nesta quinta-feira (23), abordagens e fiscalizações, diurna e noturna, em pontos de Santarém. A iniciativa é para a prevenção e enfrentamento ao trabalho infantil.
Nesta quinta a ação ocorreu no Aterro Sanitário do Perema. Foram repassadas orientações sobre a temática para os coletores e também para os trabalhadores da Cooperativa de Reciclagem de Santarém (Coopresan) que atuam na coleta seletiva de material reciclável no local.
"Para os trabalhadores do Aterro do Perema, repassamos orientações quanto à problemática do trabalho infantil e sobre outras violações de direitos. Reforçamos que as crianças e adolescentes devem estar na escola. Nessa ação, não encontramos nenhuma criança, ou adolescente no local e isso já é um grande avanço, mas nem por isso vamos deixar de orientar e de fazer visitas rotineiras”, explicou o coordenador da Aepeti Edinelson Sousa.
Os coletores receberam orientações e material educativo sobre o combate ao trabalho infantil com os canais de denúncia.
"Todos os anos desenvolvemos ações que visam proteger as crianças e adolescentes em relação à exposição ao trabalho infantil, que pode trazer sérios riscos a vida delas. Essa foi a primeira fiscalização que fizemos juntamente com a rede de defesa e proteção e vamos continuar com abordagens e orientações na orla da cidade, e pontos estratégicos para erradicar o trabalho infantil na cidade”, enfatizou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.
As abordagens e fiscalizações diurna e noturna em aterro sanitário, orla de Santarém e pontos estratégicos, feiras e mercados, irão continuar sendo desenvolvidas até o mês de junho deste ano, em parceria com a rede de defesa e proteção.
Geisa de Oliveira
2024 © - Todos os direitos reservados