Também destacará a cartografia participativa
O professor doutor Otávio do Canto, docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), e coordenador do Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias), proferirá na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) a palestra “Conflito socioambiental em áreas úmidas e importância territorial da cartografia participativa”.
A palestra será no dia 3 de julho de 2025, às 19h, no auditório do Instituto de Ciências da Socidade (ICS), sala 327 – BMT 1, na Unidade Tapajós da Ufopa em Santarém.
O GPSA-Amazônias é composto por um conjunto de pesquisadores de diferentes áreas como geografia, geologia, direito, engenharia ambiental, engenharia de pesca, biologia, entre outras, envolvendo diversas universidades brasileiras. Uma delas é a própria Ufopa, que integra o grupo de pesquisa.
Durante o evento será lançado o livro “Zonas costeira e estuarina amazônicas: várzea de maré, uso de recursos, ambientes, territórios, conflitos socioambientais e cartografias participativas”, organizado por Otávio do Canto, Norbert Fenzl e Márcia Santos.
A obra conta com a parceria do grupo de pesquisa "Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais na Amazônia" (GPDAM/CNPQ/Ufopa), liderado pelo professor doutor Márcio Benassuly, do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional (GPDR) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS) da Ufopa. O professor também é coautor de um dos capítulos da obra que será lançada.
A coordenação da atividade vai emitir certificado de 3 horas.
Ascom/Ufopa
2024 © - Todos os direitos reservados