Compartilhe:
Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo Facebook Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo Linkedin Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo WhatsApp Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo X Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo Telegram
Última modificação: 19/03/2025

Mutirão do Cadastro Ambiental Rural beneficia produtores em Santarém e Brasil Novo

Portal de Notícias Trindade

Técnicos da Semas analisam as situações das propriedades, esclarecem dúvidas e resolvem pendências, facilitando a regularização do CAR

Equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizaram Mutirões do Cadastro Ambiental Rural (CAR) nos municípios de Santarém, no oeste do Pará, na terça-feira (18); e, em Brasil Novo, na Região de Integração do Xingu, na segunda (17) e também na terça (18). A iniciativa é realizada pelo Programa Regulariza Pará. 

Com informações, os técnicos realizaram o atendimento de produtores rurais das regiões e verificaram as pendências e como solucioná-las. O grande objetivo é regularizar as terras, para que cada produtor possa realizar a atividade econômica de forma segura e legal, além de garantir benefícios, como linhas de crédito para quem trabalha no campo.

“A gente está aqui para atender esse público da agricultura familiar, para entender quais são as pendências, verificar todas as informações e depois conseguir a validação. O Cadastro validado dá acesso a políticas de crédito rural e incentivos como o projeto Floresta + Amazônia, que remunera pela preservação e serviço ambiental.”, destacou o técnico em Gestão de Meio Ambiente, Hernan Barrantes.

Santarém – Na Pérola do Tapajós, como é conhecido município de Santarém, os atendimentos foram realizados na terça-feira (18), na Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas. A iniciativa verificou a situação de 122 imóveis rurais, beneficiando diretamente 94 homens e 28 mulheres, com impacto positivo em uma área aproximada de 9.197,05 hectares de área em imóveis rurais atendidos. No total, o serviço resultou na validação de 117 Cadastros Ambientais Rurais (CAR), regularizando 8.158,61 hectares no estado do Pará.

Um deles foi o da Ana Paula Sousa de Oliveira, produtora rural da comunidade Cachoeira do Aruã, no Rio Arapiuns. Ela realiza o cultivo de mandioca, macaxeira, cará, milho e outros alimentos, e saiu com o documento de regularização em mãos. Uma conquista aguardada há tempo.

“Há mais de 20 anos a gente esperava por esse documento que agora está em minhas mãos. O atendimento foi maravilhoso, muito rápido. Para mim, significa muita coisa. A gente depende daquela área de terra para trabalhar e deixar para os nossos filhos. Um documento desse é muito importante para a gente poder dizer: eu tenho uma terra regularizada”, afirmou Ana Paula de Oliveira.(...)

As inscrições para o Floresta+ Amazônia estão abertas até o dia 30 de junho de 2025. Os interessados podem acessar o edital e obter mais informações por link na internet, =acesse aqui. 

Completa: https://www.agenciapara.com.br/noticia/65431/mutirao-do-cadastro-ambiental-rural-beneficia-produtores-em-santarem-e-brasil-novo

Por Gustavo Campos (SECOM)

Clique para ampliar.


×

(93) 99123-9873


Webmail
  • Tire suas dúvidas pelo WhatsApp