No próximo sábado, 9 de agosto, o Instituto Paulino de Vida Secular Consagrada São Gabriel Arcanjo celebrará a Profissão Perpétua de João Flávio Paiva de Lima.
A missa com o rito será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, e concelebrada pelo delegado provincial, Padre Deivid Rodrigo Tavares, membro da Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos. A celebração ocorrerá na Paróquia São Sebastião, bairro Prainha, em Santarém.
Natural de Santarém (PA), João Flávio conheceu o Instituto por meio das Irmãs Paulinas em Belém e ingressou como aspirante em novembro de 2014. Desde então, tem percorrido com dedicação o caminho da consagração secular, passando pelas etapas do Postulado e do Noviciado. A cerimônia canônica de entrada na etapa formativa do noviciado ocorreu no dia 09 de abril de 2016, na Capela do Carmelo São José, em São Luís (MA), e contou com a presença da comunidade das irmãs carmelitas, das irmãs paulinas e pelos cooperadores paulinos.
Sua primeira profissão dos votos aconteceu em 2018, na capela da Casa Provincial das Irmãs de Jesus Bom Pastor – Pastorinhas. Durante seis anos, renovou seus votos anualmente, conforme os Estatutos do Instituto.
Atualmente, João Flávio atua no Colégio Dom Amando, participa da Paróquia de São Sebastião e integra a equipe de coordenação do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Arquidiocese de Santarém.
O Instituto Paulino São Gabriel Arcanjo, formado por homens leigos, é uma obra própria da Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos. Fundado em 12 de setembro de 1958 na Itália, teve sua aprovação pontifícia em 18 de abril de 1960. Seu fundador, o Bem-Aventurado Tiago Alberione, descrevia os membros — conhecidos como gabrielinos — como homens que ardem de amor por Deus e traduzem sua vida em apostolado, oferecendo ao mundo o maior tesouro: Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida.
A profissão perpétua de João Flávio marca o ponto alto de sua entrega à vocação laical consagrada, reafirmando de forma definitiva seu "sim" à vida consagrada secular e ao carisma legado por Alberione.
Por: Ascom da Arquidiocese com informações de João Flávio.
2024 © - Todos os direitos reservados