Compartilhe:
Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo Facebook Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo Linkedin Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo WhatsApp Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo X Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo Telegram
Última modificação: 04/06/2025

Iced promove curso de aperfeiçoamento de práticas docentes para educação bilíngue de surdos

Portal de Notícias Trindade

Cursistas e tutores devem se inscrever no período de 4 a 15 de junho na página do Iced.

O Instituto de Ciências da Educação (Iced), por meio do Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos (Gepes), promove, a partir deste mês de junho, o curso de aperfeiçoamento de práticas docentes para educação bilíngue de surdos. O curso, voltado a professores da educação básica, terá a língua brasileira de sinais (Libras) como língua de instrução e a língua portuguesa escrita como segunda língua.

O curso é realizado em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, no contexto da Rede Nacional de Formação Continuada de professores da Educação Básica (Renafor).

A aula inaugural será no dia 30 de junho, na Unidade Rondon, no período da noite. As atividades do curso ocorrerão aos sábados de manhã, de forma presencial, até o mês de novembro. Terá carga horária de 180h.

Cursistas e tutores devem se inscrever no período de 4 a 15 de junho na página do Iced: https://iced.ufopa.edu.br/iced/editais/2025/.

Sobre a importância do curso

Com a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 14.191/2021, há necessidade de reorganização dos sistemas de ensino para atender à legislação que coloca a educação bilíngue de surdos como modalidade. Isso quer dizer que, assim como a educação do campo e a educação escolar indígena, por exemplo, a educação bilíngue de surdos precisa ter uma organização específica, podendo ocorrer em classes bilíngues, tendo a Libras como a língua de instrução e a língua portuguesa escrita como a segunda língua.

Em Santarém, de acordo com a Resolução nº 44 do Conselho Municipal de Educação, em seu artigo 26, o sistema municipal de ensino deve ofertar a educação para surdos por meio da organização de classes de educação bilíngue na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Ainda prevê o funcionamento de escolas bilíngues ou escolas comuns da rede regular com docentes cientes das singularidades linguísticas dos alunos surdos, tendo a presença do tradutor intérprete de língua de sinais (TILS).

Outro caso de reorganização nesse sentido é o do município de Alenquer, que já tem legislação incluindo a disciplina de Libras na estrutura curricular da rede municipal de ensino. Em ofício enviado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), os dirigentes do município manifestaram a necessidade de formação dos profissionais para atender à Lei nº 14.191/2021.

Ascom/Ufopa

 

(93) 99123-9873


Webmail
  • Tire suas dúvidas pelo WhatsApp