Compartilhe:
Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo Facebook Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo Linkedin Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo WhatsApp Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo X Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo Telegram
Última modificação: 04/05/2025

Dia Internacional do Bombeiro: veja como é o trabalho de 'heróis' da vida real no Pará

Portal de Notícias Trindade

Comemorada em 4 de maio, a data destaca a rotina e os desafios da profissão

Um minuto. Esse é o tempo que os bombeiros têm para deixar o quartel após o toque da sirene e atender qualquer tipo de emergência. É assim que começa uma rotina marcada por coragem, adrenalina e o compromisso de proteger a sociedade — muitas vezes arricando a própria vida. No Dia Internacional do Bombeiro, celebrado em 4 de maio, a homenagem vai para esses profissionais que enfrentam desde incêndios a partos de emergência e resgates de tentativas de suicídio. Em Belém, o major Israel, subdiretor de Finanças do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), com quase duas décadas de serviço, compartilha os bastidores, desafios e as curiosidades que revelam o heroísmo por trás da farda.

O CBMPA atua em uma ampla variedade de frentes que vão muito além do combate a incêndios. Como explica o major Israel, a corporação está presente desde ações de defesa civil, auxiliando municípios em situações de enchentes e incêndios florestais, até o atendimento pré-hospitalar — considerado o carro-chefe da instituição. A corporação conta com viaturas especializadas para prestar socorro a pessoas acidentadas, com um serviço de resgate técnico e humanizado.

Entre os serviços prestados, estão também salvamentos em tentativas de suicídio, acidentes com vítimas presas em ferragens e proteção balnear com guarda-vidas em períodos de maior movimentação. Outro braço importante é o serviço técnico, que realiza vistorias em estabelecimentos comerciais para garantir a segurança contra incêndios. Há ainda a perícia de incêndio, essencial para investigar causas e evitar novas ocorrências.

“Em todo incêndio que for atendido pelo corpo de bombeiros, a sociedade pode solicitar o serviço de perícia. É um serviço menos conhecido, mas fundamental para entendermos o que está provocando esses fenômenos e aprimorar nosso trabalho”, afirma.

Além disso, os bombeiros também atuam no resgate de animais, muitas vezes em parceria com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar. Ainda, situações de parto durante o trajeto ao hospital são mais comuns do que se imagina, e os militares estão preparados para atender esses casos com rapidez e segurança. “As pessoas, às vezes, não sabem o que fazer. Nossos profissionais têm treinamento específico para garantir os primeiros cuidados à mãe e ao bebê até a chegada ao hospital”, explica.

Matéria na integra:

https://www.oliberal.com/belem/dia-internacional-do-bombeiro-veja-como-e-o-trabalho-de-herois-da-vida-real-1.955594

O Liberal

(93) 99123-9873


Webmail
  • Tire suas dúvidas pelo WhatsApp