Compartilhe:
Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo Facebook Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo Linkedin Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo WhatsApp Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo X Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo Telegram
Última modificação: 17/03/2025

Ararajubas, Governo do Pará fortalece ações para proteção da fauna

Portal de Notícias Trindade

O Dia Nacional dos Animais, celebrado na última sexta-feira (14), reforçou a importância da preservação da fauna brasileira, especialmente na Amazônia. No Pará, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), tem desempenhado um papel fundamental na conservação da biodiversidade.

Entre as principais iniciativas conduzidas pela Diretoria de Gestão da Biodiversidade (DGBio), do Ideflor-Bio, estão o Projeto de Reintrodução e Monitoramento de Ararajubas, o Programa de Conservação Quelônios do Pará e o monitoramento da captura acidental do boto-cinza na Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua.

Um dos exemplos de sucesso é o Projeto de Reintrodução de Ararajubas, que alcançou um marco histórico em 2024, com o nascimento de cinco filhotes no Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, na Região Metropolitana de Belém. A reprodução natural dessas aves, que haviam sido extintas na região, representa um avanço significativo na recuperação da espécie. “O nascimento desses filhotes é um marco para a biodiversidade do Pará e demonstra que a conservação pode reverter ameaças de extinção”, destacou o presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto.

Além da reintrodução das ararajubas, o projeto promove ações de educação ambiental, sensibilizando a população sobre a importância da preservação da fauna. Em parceria com a Fundação Lymington, a iniciativa já está em sua terceira fase, prevendo a reintrodução de mais 50 aves até o fim de 2025 e a ampliação das estruturas do Parque Estadual do Utinga. As ararajubas, com suas cores vibrantes verde e amarela, são símbolos nacionais e sua recuperação fortalece o ecossistema amazônico.

Quelônios e Botos - Outro destaque na proteção da fauna paraense é a criação do Grupo de Trabalho (GT) do Programa Estadual de Conservação dos Quelônios. A iniciativa, conduzida por especialistas do Ideflor-Bio e da Universidade Federal do Pará (UFPA), busca preservar espécies essenciais para os ecossistemas aquáticos. No Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro do Embaubal, em Senador José Porfírio, mais de 308 mil filhotes de quelônios – incluindo tartarugas-da-Amazônia, tracajás e pitiús – foram soltos no rio Xingu entre outubro de 2024 e janeiro de 2025.(...)

Completa: https://agenciapara.com.br/noticia/65370/governo-do-para-fortalece-acoes-para-protecao-da-fauna

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)

(93) 99123-9873


Webmail
  • Tire suas dúvidas pelo WhatsApp