Compartilhe:
Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo Facebook Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo Linkedin Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo WhatsApp Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo X Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo Telegram
Última modificação: 24/06/2025

Alepa reconhece obra de Paulo André Barata como patrimônio cultural imaterial do Pará

Portal de Notícias Trindade

Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovaram por unanimidade, durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (24), o Projeto de Lei nº 558/2023, de autoria do deputado Iran Lima (MDB), que declara como patrimônio cultural e artístico de natureza imaterial do Estado do Pará a obra do compositor paraense Paulo André Barata. 

De acordo com o líder do Governo na Casa de Leis, “a música de Paulo André Barata foi fundamental para a difusão nacional do universo e da ideologia do homem amazônico, em especial na área cultural paraense. Vale lembrar que, em suas composições mais diversas e ricas, Paulo André marcou a melodia paraense com a canção Paratininga, lançada em 1980, na qual pôs em pauta questões fundamentais, sobretudo ligadas à preservação da Amazônia”, justificou o deputado Iran, autor da proposição. 

Paulo André Barata, natural do município de Belém e considerado um dos torcedores mais assíduos do Paysandu e do Fluminense, faleceu em 2023. O artista, um dos mais renomados compositores do país, foi responsável por letras de grandes sucessos da música paraense, como Pauapixuna, Foi Assim e Este rio é minha rua, imortalizados na voz da cantora paraense Fafá de Belém.

Reportagem: Rodrigo Nicolau- AID - Comunicação Social

 

(93) 99123-9873


Webmail
  • Tire suas dúvidas pelo WhatsApp