Compartilhe:
Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo Facebook Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo Linkedin Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo WhatsApp Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo X Compartilhe Portal de Notícias Trindade pelo Telegram
Última modificação: 13/06/2025

Agentes de Endemias participam de capacitação sobre arboviroses em Santarém

Portal de Notícias Trindade

Curso promovido pela Semsa e Sespa abordou prevenção, identificação e combate ao Aedes aegypti, com atividades no Núcleo de Vigilância em Saúde

Na manhã e tarde desta sexta-feira (13), agentes de combate às endemias (ACEs) participaram de uma capacitação no Núcleo de Vigilância em Saúde de Santarém, com foco nas arboviroses – doenças transmitidas pelo vetor Aedes aegypti.

A ação foi promovida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (NTVS)/Divisão Especializada de Controle de Zoonoses (DECZ) em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA). O objetivo foi atualizar e reforçar o conhecimento técnico dos profissionais para atuação direta na prevenção e combate a doenças como dengue, zika e chikungunya.

Durante a formação, os agentes receberam instruções sobre os sintomas das arboviroses, formas de prevenção, identificação e manejo de vetores, com destaque para o combate ao mosquito Aedes aegypti. A palestra foi conduzida por técnicos da SESPA responsáveis pelas ações de controle das arboviroses no estado.

A coordenadora da Divisão Especializada do Centro de Controle de Zoonoses, Rose Grace Brito Marques, destacou a importância da capacitação contínua:

“Esses momentos são fundamentais para que os agentes estejam atualizados e preparados não só para combater o vetor, mas também para orientar a população com informações corretas e de forma eficaz durante o trabalho de campo”, afirmou.

A capacitação faz parte de uma série de estratégias de enfrentamento às arboviroses que estão sendo reforçadas no município, principalmente com a chegada do período mais propício à proliferação do mosquito transmissor.

Neysle Magalhães

 

(93) 99123-9873


Webmail
  • Tire suas dúvidas pelo WhatsApp